Norma Regulamentadora 17

Norma Regulamentadora 17: O que é e como funciona

A Norma Regulamentadora 17 foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer padrões de ergonomia no ambiente de trabalho, proporcionando um ambiente saudável, eficiente e confortável para os colaboradores.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos modelos de trabalhos, a norma foi adaptada ao longo dos anos para garantir que todos os trabalhadores fossem contemplados por medidas ergonômicas adequadas.

Continue a leitura e entenda mais sobre o que trata essa norma e qual a importância para a sua empresa!

O que é a Norma Regulamentadora 17?

Um dos grandes desafios das empresas são os altos índices de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, que acabam gerando um grande número de afastamento e atestados, gerando prejuízos para a companhia, além de comprometer a produtividade dos demais colaboradores.

Segundo o levantamento feito pela Plataforma SmartLab, mais de 3 milhões de trabalhadores foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde desde 2012 por problemas de saúde provocados pelas atividades de trabalho.

A NR 17, também conhecida como “norma da ergonomia”, é o regulamento criado para orientar e definir parâmetros que de orientação para que as empresas adaptem as condições de trabalho de seus colaboradores para garantir conforto, segurança e maior produtividade.

É importante frisar que a norma regulamentadora se aplica tanto às empresas quanto aos próprios colaboradores. Isso significa que ambos estão suscetíveis a receber penalidades caso seja identificado o descumprimento das regras estabelecidas.

Como isso funciona na prática?

Caso a empresa não realize a adaptação de seus equipamentos e atividades conforme os critérios e orientações estabelecidos na norma, ela estará sujeita ao recebimento das penalidades trabalhistas.

E em situações em que a empresa apresente estar dentro de todas as conformidades estabelecidas e seja identificada a negligência por parte do colaborador, o mesmo poderá ser penalizado pelo descumprimento das regras estabelecidas.

Dessa forma, a responsabilidade de acompanhar e seguir com os critérios definidos pela norma deve ser uma responsabilidade compartilhada entre organização e colaboradores.

Benefícios de implantar a Norma Regulamentadora 17

A implantação dos direcionamentos estabelecidos pela NR 17 permite que a empresa promova inúmeros benefícios que impactam diretamente a saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores, como:

  • Redução do índice de absenteísmo;
  • Adequação à conformidade legal;
  • Aumento da produtividade;
  • Prevenção contra acidentes no ambiente de trabalho;
  • Diminuição do surgimento de doenças ocupacionais;
  • Promoção do sentimento de valorização entre os colaboradores.

E para que isso seja possível, a norma descreve as orientações necessárias para os principais aspectos presentes no ambiente de trabalho.

Tópicos abordados na NR 17

A Norma Regulamentadora 17  visa a prevenção de possíveis problemas de saúde por isso, segue diretrizes de ergonomia estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho para os mais diferentes aspectos, que incluem:

Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais 

Este tópico  aborda a relação de peso e capacidade física suportada por um colaborador, tendo como finalidade cuidar de sua saúde segurança, evitando o surgimento de lesões e problemas de saúde e pontuando temas como:

  • Adequação do peso máximo a ser suportado por cada colaborador;
  • Utilização de equipamentos que facilitem o transporte e promovam maior segurança;
  • Recomendações para o levantamento e transporte realizado por mulheres e jovens com idade inferior a 18 anos.

Mobiliário dos Postos de Trabalho        

A regra trata sobre o planejamento dos móveis e disposição de equipamentos para a adequação ao formato de trabalho, envolvendo a abordagem de recomendações voltadas para:

  • Altura e características dimensionais de mesas;
  • Distribuição de equipamentos para a melhor visualização e alcance;
  • Características de assentos e demais suportes que promovam conforto e descanso aos colaboradores.

Equipamentos dos Postos De Trabalho

Aqui são feitas as descrições sobre a disposição e posicionamento de equipamentos que serão utilizados no posto de trabalho, bem como sua adaptação às características psicofisiológicas do profissional.

Condições Ambientais de Trabalho

A norma descreve que as condições ambientais dos postos de trabalho devem estar adequadas às características da atividade, trazendo orientações sobre:

  • Umidade;
  • Velocidade do ar;
  • Temperatura;
  • Níveis de ruídos.

Esses são os principais pontos abordados pelo NR 17, mas há muitos outros detalhes que você precisa ter conhecimento.

Para te ajudar a conhecer melhor essas diretrizes e aplicá-las da maneira ideal, a MT Office preparou um material exclusivo para você: O Guia Prático da Norma Regulamentadora 17.

Clique no aqui e acesse o material!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *