Você sabe qual é a relação entre ergonomia e saúde mental? Apesar de parecer que são coisas distintas, elas caminham de mãos dadas e são essenciais para o bem-estar no trabalho e para o resultado das organizações.
Continue conosco e saiba como e porque os cuidados ergonômicos podem transformar sua empresa e a vida de seus colaboradores.
O que é o adoecimento mental?
Ainda existe muito preconceito quanto o assunto é saúde mental. Por isso, muita gente sente medo de falar sobre suas dificuldades e angústias. Outras, sequer sabem identificar que estão passando por problemas.
No entanto, doenças como estresse, ansiedade, depressão e burnout impedem uma pessoa de viver e trabalhar da melhor forma, e isso é cada dia mais comum dentro das organizações.
O que provoca o adoecimento mental nas organizações?
Entre diversos fatores que podem adoecer as pessoas, como o excesso de trabalho, as metas inalcançáveis, o assédio moral e os maus hábitos de vida.
No entanto, entre os principais tópicos desta lista, estão os riscos ergonômicos, ou seja, as condições inadequadas de trabalho.
Quando uma empresa não faz investimentos nesta área, ela está colocando em risco não só a saúde física de seus colaboradores, mas também sua saúde mental.
Ergonomia e saúde mental: qual é a relação entre elas?
Um ambiente ergonomicamente tem o poder de promover seu bem-estar físico e psicológico. O fato é que quando todos estão bem, as relações são mais saudáveis e o clima organizacional é mais positivo.
Sendo assim, podemos dizer que a ergonomia impacta as relações interpessoais e a saúde mental dos times.
Como a ergonomia afeta a saúde mental das equipes?
Para que as condições ergonômicas sejam consideradas satisfatórias, é preciso que as empresas ofereçam ambientes corporativos adequados. Isso pode ser alcançado através de algumas soluções que se complementam, como:
- Móveis ergonômicos com design adequado;
- Disposição correta dos equipamentos;
- Iluminação correta;
- Redução de ruídos;
- Respeito à carga horária de trabalho.
Como você pôde perceber, a ergonomia está relacionada com a oferta de um ambiente físico seguro e confortável.
Assim, essa abordagem criam um ambiente de trabalho favorável, onde os colaboradores podem preservar sua saúde mental e física, além de alcançar o máximo de produtividade.
Por que investir em ergonomia e saúde mental?
Você sabia que, segundo a OMS, doenças como ansiedade e depressão causam prejuízos anuais de 1 trilhão de dólares à economia global, e que 10% da população mundial sofre com estes problemas?
Por isso, ao investir em ergonomia e saúde mental, é possível:
- Aumentar a performance;
- Diminuir o absenteísmo;
- Reduzir os custos com turnover;
- Diminuir os afastamentos;
- Melhorar o clima organizacional;
- Aumentar a sensação de bem-estar no trabalho.
Neuroarquitetura e ergonomia: como elas evitam o adoecimento mental?
A neuroarquitetura considera que o ambiente tem o poder influenciar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Portanto, ela usa diversos elementos para despertar emoções, sensações e comportamentos que geram bons resultados para todos.
Uma iluminação adequada, por exemplo, pode reduzir a ansiedade e provocar a sensação de aconchego. Por outro lado, cadeiras e móveis ergonômicos, assim como projetos visualmente sofisticados, podem reduzir o cansaço, melhorar o humor e aumentar a produtividade.
Como a ergonomia está relacionada à interação das pessoas com o ambiente onde elas estão, é possível aperfeiçoar a execução das tarefas diárias proporcionando mais conforto, saúde física e mental e qualidade de vida aos colaboradores.
De quem é a responsabilidade pelo bem-estar nas empresas?
Assim como qualquer outra doença que precise de tratamento, os diversos transtornos mentais não vão desaparecer sozinhos.
Além disso, já se foi o tempo em que bons profissionais eram aqueles que não mostravam suas fraquezas, doenças e dificuldades.
Hoje essa concepção mudou e demanda a implantação de uma gestão mais humanizada e de ambientes corporativos mais saudáveis. Portanto, garantir a saúde mental dos colaboradores é, também, uma responsabilidade das organizações.
Seja proativo: invista em prevenção!
Quanto antes seus problemas forem identificados, menores serão os impactos para sua empresa e para as pessoas. Como a prevenção ainda é o melhor remédio, identifique as modificações ergonômicas que sua empresa precisa fazer e comece esta mudança.
Conheça a MT Office e crie ambientes ergonomicamente saudáveis
Já conhece nossos projetos, móveis e cadeiras ergonômicas? Se a resposta for não, está na hora de fazer isso. Mas se você já conhece, o que está esperando para pedir seu projeto personalizado?
Nossos consultores se baseiam na NR-17 e nas propostas da neuroarquitetura para criar ambientes únicos, sofisticados e ergonomicamente saudáveis. Portanto, não adie mais essa decisão! Invista na ergonomia e saúde mental de seus times e transforme sua empresa.
Acesse nosso site para conhecer nossas soluções e fale com nossos consultores.