Ergonomia: como ela pode melhorar a produtividade da sua equipe 

ergonomia
Compartilhar este post

Você sabia que a ergonomia é uma importante aliada para melhorar a produtividade da sua equipe? Isso mesmo! Essa prática contribui para uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar dos colaboradores, proporcionando ambientes favoráveis, diminuindo o cansaço e estresse, além de evitar lesões, que podem resultar em afastamento.  

Quer melhorar a produtividade da sua equipe de forma saudável? Então, vem com a gente e entenda qual a relação da ergonomia e produtividade nos ambientes de trabalho.  

Ergonomia: o que é? 

ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que estuda todos os aspectos do ambiente de trabalho, além das interações entre os trabalhadores e equipamentos.  A finalidade deste estudo é diminuir os riscos, atuando nas condições estruturais dos ambientes físicos da empresa e organização no que tange os processos corporativos. 

A partir desse trabalho, os funcionários podem trabalhar com muito mais conforto, além de prevenir doenças ocupacionais, como lesões, dores no corpo, entre outros.  

NR 17 e a ergonomia organizacional? 

A ergonomia organizacional é uma prática que também está regulamentada pela Norma Regulamentadora 17, proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa regulamentação serve de referência para empresas de todo o país, no que se refere às condições no ambiente de trabalho, priorizando as necessidades físicas e psicológicas de cada colaborador. 

A lei determina que o funcionário deve exercer suas atividades profissionais com conforto, segurança e de maneira saudável. Dessa forma,  NR 17 determina algumas ações que devem ser executadas pelas empresas. Confira as principais: 

  • A adequação das normas de produção e as rotinas de trabalho devem estar alinhadas às condições físicas e psicológicas do colaborador, assim como à natureza do trabalho. 
  • As empresas devem fornecer aos colaboradores cadeiras ergonômicas, suporte para os pés, suporte para monitores e notebooks, assentos para descanso e bancadas em altura personalizada. 
  • Na hora de fazer levantamento ou transporte de algum material, o peso máximo individual deve ser de 60 kg para homens e 20 kg para mulheres e homens entre 14 e 18 anos ou 25 kg para atividades esporádicas. 
  • As empresas também devem fazer um relatório que atesta informações referentes à atividade laboral, os fatores de risco e as possíveis inadequações do espaço. 

Benefícios da ergonomia no meio laboral 

A ergonomia no trabalho é um importante aliado na produtividade dos colaboradores, mas saiba que ela oferece ainda mais vantagens nos ambientes organizacionais. Confira! 

Redução de afastamento 

A partir de um melhor desempenho profissional, as empresas passam a contar com trabalhadores mais produtivos e saudáveis. Sendo assim, os colaboradores conseguem exercer suas atividades sem apresentar lesões, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) ou doenças psicológicas, diminuindo a necessidade de afastamento.  

Diminuição do desperdício 

Em um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado, o colaborador passa a ter mais prazer nas atividades e também fica mais atento à realização de suas tarefas de forma eficiente, reduzindo possíveis falhas no processo ou perda de materiais.  

Maior qualidade de vida 

A ergonomia também proporciona maior qualidade de vida aos colaboradores, já que a empresa cria mecanismos para que os funcionários se sintam parte da organização, uma vez que eles recebem cuidados relacionados com sua saúde física e psicológica. 

Todas essas ações favorecem um clima perfeito para obter maior produtividade e também para promoção da saúde e bem-estar. 

Quer saber mais sobre ergonomia e como sua empresa pode se adequar à NR 17? Clique aqui e conheça como sua organização pode se tornar ergonomicamente adequada.

Posts Relacionados