Confira as principais diferenças entre MDP e MDF 

MOVEIS_PLANEJADOS
Compartilhar este post

Você sabe quais as principais diferenças entre MDP e MDF? Na hora de comprar ou renovar móveis da sua casa ou escritório, essa é uma dúvida muito comum; afinal, esses materiais são muito semelhantes, porém, possuem características diferentes. 

Sendo assim, é importantíssimo que você entenda quais são as diferenças entre eles e qual é a opção mais adequada para atender às suas necessidades.  

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo prático e completo sobre as diferenças entre MDP e MDF para você escolher a opção certa. Confira! 

Qual a diferença entre MDP e MDF? 

MDP e MDF não são a mesma coisa e, por isso, possuem características e funcionalidades diferentes. 

Para você entender, MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard que, em português, quer dizer painel de fibra de densidade média.  

Dessa forma, ele é fabricado com fibras de madeira e resina sintética, proporcionando, assim, um material uniforme. Por conta dessa característica, essa materiais conseguem receber cortes de diferentes direções, garantindo maior flexibilidade de design. 

Com isso, é possível encontrar peças de vários formatos, com acabamentos sofisticados e bordas arredondadas, por exemplo.

Já o MDP (Medium Density Particleboard) significa painel de partícula de média densidade, sendo confeccionado com partículas de madeira prensadas. O MDP é composto por três camadas, sendo uma mais grossa na parte interna e duas mais finas nas superfícies.  

Dessa forma, essa característica faz deste material mais estruturado e robusto, permitindo maior peso sobre ele. 

Vantagens e desvantagens do MDF e MDP 

Mas para você escolher o tipo de material mais adequado, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles. Confira! 

MDF 

O MDF é um material indicado para quem deseja economizar, pois ele apresenta um custo mais baixo quando comparado com a madeira maciça, por exemplo.  

Além disso, ele também é um material ecologicamente correto, já que é fabricado com pinus ou eucalipto reciclado. 

Sem contar que o MDF é um material prático, fácil de pintar, principalmente, porque possui uma superfície lisa, facilitando a aplicação de acabamentos. Somado a isso, a madeira tratada utilizada nessa composição não favorece o surgimento de pragas. 

Outra vantagem é que o MDF é resistente e não é afetado com o calor e umidade, mantendo a sua estrutura original.  

Por outro lado, esse material não pode ser exposto à água, pois ele pode inchar e danificar a peça. Sem contar que ele também é um material mais pesado, pois é fabricado com resina sintética.  

MDP 

Uma das principais vantagens do MDP é a sua alta resistência, suportando pesos maiores, além de não empenar com facilidade.  

Além disso, ele também é resistente à água e à umidade, possibilitando, assim, o uso em locais mais úmidos, como cozinha, lavanderia e banheiro, por exemplo. 

O MDP é um material ecologicamente correto, já que é fabricado com madeira de reflorestamento. Esse material também tem um ótimo custo-benefício, sendo mais em conta do que o MDF. 

Uma das principais desvantagens é que ele é um material mais pesado quando comparado com o MDF. 

Quais são as principais aplicações do MDF e MDP? 

O MDF é um material mais indicado para móveis de cozinha, berços e roupeiros, por exemplo.  Já o MDP é mais usado na fabricação de móveis retilíneos, como armários, estantes, balcões e mesas de escritório.

Por isso, na hora de escolher os melhores móveis para o seu escritório, é importante que você saiba qual tipo de material foi usado na sua composição. Dessa forma, você pode investir na opção com melhor custo-benefício.  

Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre MDP e MDF, saiba que na hora de renovar móveis de escritório, o lugar é na MT Office, que conta com um portfólio completo de mobiliário para empresas e escritórios. 

Posts Relacionados