Para garantir a segurança e saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho é importante que as empresas façam uma Análise Preliminar de Riscos (APR), afinal, essa é a forma mais adequada para identificar riscos e eliminá-los.
Se você deseja saber mais sobre esse procedimento e como ele deve ser realizado, continue a leitura!
O que é Análise Preliminar de Riscos?
A Análise Preliminar de Riscos é o levantamento prévio e minucioso sobre as etapas de cada procedimento ou operação dentro de uma empresa.
O objetivo principal é identificar os riscos nos ambientes de trabalho e definir os critérios para reduzir ou eliminar o seu impacto no sentido de prevenir acidentes e aumentar a segurança dos colaboradores.
A elaboração do APR é uma das exigências da Norma Regulamentadora 17 para as mais diversas situações, como:
- Atividades de instalações;
- Serviços de eletricidade;
- Trabalhos em altura;
- Construção civil.
Além disso, o estudo possui a finalidade de estabelecer procedimentos de segurança, organização e sistematização das atividades laborais, fornecendo informações sobre possíveis riscos à saúde e bem-estar dos colaboradores e antecipando problemas.
Como implementar a Análise Preliminar de Risco?
A elaboração da APR (Análise Preliminar de Riscos) não se restringe apenas a empresas que possuem rotinas industriais, mas também para companhias que atuam nas áreas administrativas.
Isso porque os riscos ergonômicos existem nos mais diferentes ambientes corporativos. Assim, é importante que esse levantamento seja feito em empresas de diversos setores.
A realização da Análise Preliminar de Risco é um procedimento delicado e específico. Dessa forma, ela deverá ser realizada por profissionais habilitados e com o conhecimento necessário, como:
- Técnicos em segurança do trabalho;
- Engenheiros especialistas;
- Membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
Confira os principais passos para implementar o estudo na companhia.
Reúna os colaboradores
O primeiro passo para a realização da APR é envolver os trabalhadores dos mais diversos setores. Afinal, todos os riscos precisam ser previstos.
Por isso, reúna colaboradores e também os responsáveis pelas atividades para que juntos estudem as condições envolvidas nos ambientes de trabalho.
Análise dos espaços de trabalho
Os riscos ergonômicos nas empresas existem nos mais diversos departamentos e, muitas vezes, podem passar despercebidos.
Sendo assim, tenha o cuidado em fazer um diagnóstico minucioso sobre os ambientes, observando todos os espaços e também as tarefas executadas com o objetivo de tornar a Análise Preliminar de Riscos ainda mais detalhada.
Liste os possíveis riscos
Ao fazer a análise ambiental, é importante listar os riscos e, em seguida, classificá-los de acordo com a sua categoria e potencialidade. Será preciso incluir dados como causas de acidentes e fatores de vulnerabilidade.
Por fim, faça uma lista com os possíveis danos que podem ser provocados por esses riscos à segurança dos trabalhadores.
Estabeleça as medidas preventivas
Após a identificação dos possíveis riscos, é preciso estabelecer as medidas preventivas, definindo o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), regras para lidar com os riscos, ações preventivas, entre outros.
Nesse sentido, é importante que a empresa conscientize também suas equipes sobre todas as medidas e ações para diminuir os riscos e garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho.
A Análise Preliminar de Riscos é uma das obrigatoriedades previstas na NR 17, mas saiba que existem muitas outras normas que precisam ser adotadas pela sua empresa.
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