Cuidar da saúde dos colaboradores é uma das principais responsabilidades de uma empresa, e para que isso seja feito da melhor forma, é preciso conhecer e saber como reduzir o impacto dos agentes ergonômicos na qualidade de vida dos funcionários.
Neste artigo você vai conhecer as principais características e classificações desses elementos e descobrir quais as principais ações para minimizar o impacto na segurança e bem-estar dos colaboradores.
Confira!
Mas afinal, o que são os agentes ergonômicos?
Diariamente e em diversos ambientes, estamos expostos a fatores e hábitos que podem ser prejudiciais a nossa saúde, como:
- Poluição;
- Falta de segurança nas ruas;
- Acidentes domésticos;
- Má alimentação;
- Estresse.
Esses elementos são bastante comuns e presentes em nossa rotina. No entanto, quando não gerenciamos e buscamos reduzir o seu impacto, existe a possibilidade de que sejam ocasionados acidentes e desenvolvidos problemas que irão impactar diretamente a nossa qualidade de vida. E numa empresa funciona da mesma maneira.
Durante a jornada de trabalho, os colaboradores estão sujeitos a diversas circunstâncias que poderão ocasionar o desenvolvimento de doenças, acidentes e lesões, sendo conhecidas como agentes ou riscos ergonômicos.
Esses riscos são fatores que podem afetar a saúde física ou psicológica dos colaboradores, gerando desconfortos que, no curto ou longo prazo, podem chegar ao desenvolvimento de doenças.
Conforme a pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2020, um trabalhador morre a cada quinze segundos por acidentes no trabalho ou pelo desenvolvimento de doenças laborais.
Além disso, no G20, o Brasil é o segundo país com as maiores taxas de mortalidade.
Dessa forma, a preocupação com o impacto causado pelos agentes ergonômicos está centrada não somente na saúde do colaborador, mas aos diversos benefícios que um ambiente ergonômico proporciona para uma empresa, como:
- Aumento da produtividade;
- Melhoria no foco e concentração;
- Redução de custos com afastamentos;
- Diminuição de desperdícios da operação;
- Aumento da percepção de valorização pessoal.
Assim, é fundamental saber como identificar os principais riscos ergonômicos para a saúde do colaborador.
Quais são os principais agentes ergonômicos?
Visando auxiliar no processo de identificação e classificação dos riscos ergonômicos, foi desenvolvida NR 17, norma regulamentadora que possui a finalidade de definir os parâmetros de adaptação do ambiente de trabalho às necessidades de seus colaboradores.
Dessa maneira, os agentes ergonômicos estão relacionados a fatores como:
Atividades repetitivas
Dentre os principais problemas desenvolvidos pela realização de atividades físicas, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são as doenças mais comuns entre os trabalhadores.
Pressão psicológica
É comum que as pessoas associem os riscos ergonômicos apenas aos fatores que podem afetar diretamente a saúde física do colaborador.
No entanto, quando tratamos de ergonomia, os elementos psicológicos também são considerados para a avaliação dos riscos à saúde e bem-estar da equipe.
Dessa forma, existem inúmeros fatores que podem ocasionar o surgimento de doenças psicológicas de origem ocupacional, como:
- Cobranças excessivas;
- Metas e prazos desafiadores;
- Excesso de atribuições e responsabilidades;
- Ambiente barulhento.
Excesso de esforço físico
Em determinadas atividades, o levantamento de pesos e cargas faz parte da rotina da função.
No entanto, existem algumas recomendações para que as atividades não gerem lesões ou acidentes para os colaboradores, como:
- Utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s);
- Limite de peso a ser carregado por apenas um colaborador;
- Utilização de equipamentos que viabilizem o transporte de cargas;
- Restrições de segurança para mulheres e jovens.
Como evitar que os riscos ergonômicos prejudiquem a saúde dos colaboradores?
O primeiro passo para evitar o impacto dos agentes ergonômicos nos colaboradores é buscando identificar a quais riscos a equipe está exposta. Dessa maneira, a realização da Análise Preliminar de Riscos é a principal estratégia a ser iniciada.
Além disso, existem outras ações que poderão auxiliar no processo de minimização dos agentes na saúde dos colaboradores, como:
- Incentivar a realização de pausas com regularidade;
- Distribuir cartilhas, instrutivos e avisos com recomendações de segurança e bons hábitos no ambiente da empresa;
- Realizar a fiscalização da utilização de equipamentos de EPI;
- Promover momentos de conscientização entre a equipe;
- Investir em equipamentos e produtos de escritório com laudo ergonômico.
Conhecer e saber como prevenir o impacto dos agentes ergonômicos é essencial para manter a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, através da prevenção é possível evitar o surgimento de processos trabalhistas que possam prejudicar a empresa.
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